"SER" ESCREVER

"O QUE EU SOU E O QUE EU ESCREVO SÃO UMA COISA SÓ. TODAS AS MINHAS IDÉIAS, TODOS OS MEUS ESFORÇOS, EIS O QUE SOU." (C.G. JUNG)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

OS SÍMBOLOS, O ADEUS E VIDA COMPARTILHADA - 22/03/2009

Os ciclos da vida

No Fim do Mundo, é um bar que fica em Santana, Zona Norte de São Paulo. É diferente do que se conhece em geral: instalado num casarão do século XIX, com arquitetura francesa e italiana, tem ambiente expositivo, estúdio e bar. Tornou-se uma opção para quem quer alguma coisa diferente, com ambiente mais voltado a cultura, desde a decoração até a escolha de repertório musical. O símbolo do bar é a Trisquel (ou Triskel, Triskele) que, até onde se sabe, representa os ciclos da vida [1]. Estes ciclos que devem ocorrer, pois está naturalmente determinado assim: nascer, viver, morrer, alimentar a terra, alimentar novas vidas. Eu olhava para o símbolo e, enquanto meus amigos conversavam sobre a recepção do outono, eu pensava na amiga querida que perdi a pouco tempo. Dias antes, ao encontrá-la ali, imóvel e sem o sopro da vida, tive uma reação diferente do que ocorrera em outras vezes: em meu coração, só restava a gratidão por cada palavra e cada sorriso que compartilhou, enquanto pudemos conviver. Se aprendi a lidar com a partida, não posso dizer. Certamente, ser grato por tudo que me fez sentir melhor, é um passo grandioso. Sem o desespero do adeus, mas com o reconhecimento do que foi compartilhar intensamente. Creio que viver é isso.

[1] Com origem provável na região da Galiza, ao Norte de Portugal e Noroeste da Espanha, provavelmente se espalhou pela Europa Antiga. Era usado pelos celtiberos, mas não se sabe se deles era originário.

Mapa da Galícia
Para saber mais:
http://www.nofimdomundo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1&Itemid=2

http://www.forum-gallaecia.net/viewtopic.php?t=40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENCIADO

Licença Creative Commons
Cartas Catarticas de Adriano C. Tardoque é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.facebook.com/adriano.tardoque.