"SER" ESCREVER

"O QUE EU SOU E O QUE EU ESCREVO SÃO UMA COISA SÓ. TODAS AS MINHAS IDÉIAS, TODOS OS MEUS ESFORÇOS, EIS O QUE SOU." (C.G. JUNG)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

EU, PROFESSOR: NÃO MENTI PARA OS MEUS ALUNOS - 02/02/2012


Em todos os lugares por onde passei e lecionei, fosse na escola particular, na escola pública ou em projetos sociais; fosse em salas de aula, quintais de casas antigas ou terrenos baldios... eu não menti para os meus alunos. Em todos os lugares, sempre com as metodologias pautadas num distorcido e incompreendido construtivismo, priorizei a desconstrução. Para todos eles, alunos ou educandos, procurei mostrar a vida real, com suas possibilidades de intervenções, as necessidades para isso e a busca de um "eu" em que se reconhecessem como agentes dos processos. Coloquei na mesa as "verdades absolutas e obsoletas" que traziam do seio de suas casas, fosse ela dos padrões de sua família, da sua televisão ou da internet, saindo pelo seu bairro, cidade, país, continente e mundo. Tratei os assuntos de forma clara e objetiva, pois conheço a linguagem deles e sempre transitei entre eles. Não fui apenas um adulto que ensina jovens: fui e sou um ser humano que com eles convive e com eles aprende, que com eles cresce, que com eles se desenvolve e que neles, acredita. Se farão algo com o que vivenciamos, eu não sei. Mas levarei a certeza de que lhes dei o que mais tinha de precioso: a dedicação de, no mesmo horizonte em que estavam, dar-lhes a voz,. a fala e a condição de subirem em suas mesas para discordar. Imaginar isso, por si, constitui grande alegria em meu coração. Eis o mundo! Que se somem, dividam suas responsabilidades e conquistem juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENCIADO

Licença Creative Commons
Cartas Catarticas de Adriano C. Tardoque é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.facebook.com/adriano.tardoque.