"SER" ESCREVER

"O QUE EU SOU E O QUE EU ESCREVO SÃO UMA COISA SÓ. TODAS AS MINHAS IDÉIAS, TODOS OS MEUS ESFORÇOS, EIS O QUE SOU." (C.G. JUNG)

terça-feira, 17 de setembro de 2013

CHUVAS DE SETEMBRO

"ACRÍTICOS = OBEDIENTES = BEM SUCEDIDOS"

"Tão belo quanto a felicidade do outro é ficar feliz pelo outro.
Tão triste como a infelicidade de si é não suportar a felicidade do outro."

"Individualismo e individuação correspondem a conceitos absolutamente diferentes. O que vejo, via de regra, é que muitos assumem o primeiro em nome do segundo. Isso causa uma cisão no entendimento de si e do entorno, levando-os ao planejamento de auto-estruturação física e "espiritual", pautada nas formulas de sucesso "recorte-cola", fazendo um mix de falas dos grandes pensadores, sejam eles filósofos, religiosos, artistas, e empresários das grandes cadeias de produtos-consumidores, etc, desde que assegurados os deleites materiais e impermeabilização do "fantástico mundinho interno". Não existe a dialética, a reflexão do todo, que define a transformação de si e do mundo, que depende da união de sensatos esforços verdadeiramente humanizados das pessoas. Façamos a escolha: a fugir ou unir.
Com a licença de eu mesmo recortar e colar aqui, me lembro de Sartre, pouco usado pelos citados (por que será? Refletir de fato a existência dói?), disse que "...escolher para si é escolher para o mundo". E Gregório de Matos, que nos deixou una reflexão deliciosamente provocante que, para mim, é uma filosofia de vida: "... o todo sem a parte não é todo; a parte sem o todo não é parte".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LICENCIADO

Licença Creative Commons
Cartas Catarticas de Adriano C. Tardoque é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.facebook.com/adriano.tardoque.